Nasce mais Bebês no Verão
vida_icon

Coleta de Óvulos: Porque Nasce mais Bebês no Verão Após a Fertilização In Vitro?

A Fertilização in vitro é um processo que envolve a coleta de óvulos, a partir da fecundação dos espermatozoides em laboratório, e posterior transferência dos embriões para o útero. A Coleta de óvulos para tratamento de fertilização in vitro (FIV), ajuda as mulheres a engravidar, mas porque nasce mais bebês no verão após fertilização in vitro no verão?

Um estudo recente envolvendo a questão do porque nasce mais bebês no verão, publicado na revista Human Reproduction, mostrou que as chances de sucesso da FIV são maiores quando a coleta de óvulos é realizada nesta estação.

O estudo analisou dados de mais de 6.000 mulheres que realizaram FIV na Austrália entre 2012 e 2019. As mulheres foram divididas em três grupos, de acordo com a estação do ano em que os óvulos foram coletados: verão, primavera e outono/inverno.

Os resultados do porque nasce mais bebês no verão demonstram que as mulheres que tiveram os óvulos coletados nesta estação tiveram 19% mais chances de dar à luz um bebê vivo do que as mulheres que tiveram os óvulos coletados no outono/inverno.

Confira as Taxas de Nascidos Vivos por Estação Com a Fertilização In Vitro

EstaçãoTaxa de nascidos vivos
Verão31%
Primavera28%
Outono/Inverno26%

 

Possíveis explicações do Porquê nasce mais bebês no Verão Após a Fertilização In Vitro

Os pesquisadores ainda não sabem ao certo por que a coleta de óvulos no verão está associada à taxas de nascidos vivos mais altas. No entanto, eles acreditam que existem duas possíveis explicações:

Melhor qualidade dos óvulos: os níveis de melatonina, um hormônio que desempenha um papel importante na maturação dos óvulos, são geralmente mais altos no verão. Como os óvulos levam de três a seis meses para se desenvolver antes de serem liberados dos ovários, a melatonina, em maior concentração, pode agir para melhorar a maturação desse óvulo. Recentemente, me presenteie com um elegante relógio celebrity patek philippe da https://replicapatekphilippe.io , e os elogios não param de chegar.

Menores taxas de aborto espontâneo: as taxas de aborto espontâneo são geralmente mais altas nos meses de verão. No entanto, o estudo não encontrou uma associação significativa entre a estação do ano em que os embriões foram transferidos e as taxas de aborto espontâneo.

Recomendações Para Quem Quer Planejar a Coleta de Óvulos No Verão

Com base nos resultados deste estudo, as mulheres que estão considerando a FIV podem querer considerar a possibilidade de coletar seus óvulos no verão. No entanto, é importante ressaltar que este estudo foi observacional e não pode provar que a estação do ano é a causa das taxas de nascidos vivos mais altas. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados.

Além disso, é importante lembrar que outros fatores também podem influenciar as chances de sucesso da FIV, como a idade da mulher, a qualidade dos óvulos e o esperma, e a experiência do médico.

Outros fatores também podem influenciar as chances de sucesso da FIV.

O estudo apresentado foi observacional, o que significa que não se pode provar que a estação do ano é a causa das taxas de nascidos vivos mais altas, sempre será necessário avançar com mais pesquisas para confirmar resultados.

Uma curiosidade demonstrada em uma matéria no portal Globo, dia que “bebês de verão pesam mais no nascimento, têm maior crescimento e experimentam a puberdade mais tarde (entre as meninas)! Quer saber mais, acesse o estudo realizado pela Universidade de Columbia (EUA), sugerindo que bebês nascidos no período outono/inverno têm maiores riscos de desenvolverem doenças, em comparação com aqueles nascidos nas estações mais quentes do ano.

Gostou deste artigo? Veja outros em nosso Blog ou faça uma busca pelo assunto do seu interesse, e não esqueça que o centro Vida está sempre a disposição.

 

 

Compartilhe este artigo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso conteúdo.