Como Funciona o Congelamento de Óvulos

Como Funciona o Congelamento de Óvulos

Como Funciona o Congelamento de Óvulos

Por que devo congelar?

Entender como funciona o congelamento de óvulos é fundamental. Reservar a fertilidade significa guardar os gametas (óvulos e espermatozoides) congelados para uso futuro. O tratamento para o câncer que salva vidas pode destruir completamente as chances de se ter um filho. Além disso, toda mulher deve ter consciência de seu relógio biológico ovariano.

Meninas nascem com aproximadamente dois milhões de óvulos. Na adolescência, quando chega a primeira menstruação, esse número é reduzido para mais ou menos 400.000. Posteriormente, a mulher vai perder em torno de mil óvulos a cada mês (ciclo menstrual), até que nenhum reste ou “funcione”. Nesse ponto, a menopausa se inicia.

O ritmo desta perda de óvulos inexorável durante o amadurecimento da mulher não é afetado por fatores como pílulas anticoncepcionais, gestações, suplementos nutricionais, estilo de vida ou aparência jovial.

Como Funciona o Congelamento de Óvulos em Relação a Fertilidade ao longo dos anos

A maioria das mulheres (98%) é fértil no início da terceira década de vida (20 a 25 anos). No entanto, em torno dos 35 anos, a incidência da infertilidade cresce para aproximadamente 30%. Determinar quando cada mulher ultrapassa a fronteira entre a fertilidade e a infertilidade é um dos grandes dilemas que muitas enfrentam na vida, especialmente aquelas que não conseguiram engravidar no seu momento biológico ideal.

Este estado de “infertilidade” do ovário é o chamado “relógio biológico”, ou seja, quando o ovário começa a trabalhar de forma ineficiente rumo à sua falência. É o resultado direto do suplemento limitado de óvulos com o qual a mulher nasceu.

O tic-tac do seu relógio biológico ovariano já começou a bater? Qual é a sua reserva ovariana? Muitos dos métodos usualmente utilizados para determinar a fertilidade feminina são incorretos e podem levar a tratamentos caros e ineficazes. Estes testes geralmente falham em mostrar a principal causa do declínio da fertilidade feminina: o envelhecimento dos ovários. Mais uma vez, é importante ressaltar: o envelhecimento dos ovários segue um ritmo totalmente desconexo do envelhecimento do restante do corpo da mulher.

Algumas mulheres se mantêm férteis nos seus quarenta, enquanto outras podem perder sua fertilidade aos vinte. Além disso, fatores como doenças inesperadas, idade e pressões para postergar a gravidez devido a profissão ou relacionamentos impactam a decisão sobre ter filhos.

Uma avaliação com um especialista é importante no planejamento da vida familiar futura. Além disso, cada vez mais os oncologistas têm orientado os pacientes sem prole definida a procurar ajuda para preservar a fertilidade antes do tratamento para o câncer.

Como posso avaliar a minha fertilidade?

hormônio anti-mülleriano é o principal marcador de reserva ovariana. Ele é produzido por pequenos folículos antrais presentes nos ovários das mulheres. À medida que os anos vão se passando, a quantidade de folículos antrais vai diminuindo e, portanto, os níveis desse hormônio também. Sua dosagem é bastante simples e pode ser realizada em laboratórios, através de uma amostra de sangue. Quanto maior o valor desse hormônio no sangue, maior será a reserva ovariana e vice-versa.

Uma segunda forma de avaliarmos a fertilidade é através da contagem direta dos folículos antrais presentes nos ovários através de uma ultrassonografia transvaginal.

Como é o processo de congelamento de óvulos?

Início

Saber como funciona o congelamento de óvulos em relaço ao processo, é entender que uma vez decidida a sua conveniência e realizadas consultas e exames, podemos programar o início do tratamento. A administração de medicamentos hormonais vai induzir seus ovários a produzir uma quantidade maior de óvulos que durante um ciclo normal. A evolução do crescimento desses óvulos é acompanhada por exames de ultrassonografia, e normalmente essa fase dura de 10 a 12 dias.

Punção dos óvulos

Após a primeira fase e havendo crescimento adequado, passamos para a captação desses óvulos. O procedimento é feito, sob sedação, através de uma punção guiada pela ultrassonografia.

Congelamento

Os óvulos captados são encaminhados para o laboratório onde passam pelo processo de congelamento, também chamado de criopreservação. Assim permanecerão, armazenados em tanques de nitrogênio líquido, até que você decida usá-los em uma fertilização futura.

Seleção de óvulos através da inteligência artificial

O Fertgroup é pioneiro em integrar soluções com a empresa “Future Fertility”, oferecendo uma avaliação personalizada e informações sobre os óvulos coletados e o potencial de formação de embriões saudáveis.


Saiba mais

Receba Notícias

Receba nossas notícias sobre fertilidade
e saúde reprodutiva.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.