Fertilidade Masculina: Sistema Reprodutor
Anatomia:
Sobre a Fertilidade Masculina, temos que:
- Testículos: glândulas envolvidas pela bolsa escrotal, responsáveis pela produção dos espermatozoides e do hormônio masculino, a testosterona.
- Epidídimo: ducto localizado atrás de cada testículo, responsável pelo armazenamento dos espermatozoides.
- Canal deferente: ducto que conduz os espermatozoides a partir do epidídimo.
- Vesícula seminal: glândula anexa que produz líquido viscoso rico em substâncias nutritivas, que corresponde a 80% do volume do sêmen ejaculado.
- Próstata: glândula anexa responsável pela produção de líquido que, junto à secreção da vesícula seminal e aos espermatozoides, forma o sêmen.
- Pênis: órgão muscular responsável por depositar o sêmen contendo os espermatozoides no interior da vagina.
Ciclo hormonal:
Os mesmos hormônios da hipófise, que estimulam o ciclo feminino, atuam no homem. O FSH no homem estimula a produção de espermatozoides e o LH estimula a produção da testosterona. A testosterona incita o amadurecimento dos espermatozoides, induz o aparecimento dos caracteres masculinos e é responsável pelo desejo sexual. Durante a ejaculação, os espermatozoides chegam ao pênis e, junto com o líquido produzido pelas vesículas seminais e pela próstata, formam o sêmen. A produção dos espermatozoides é contínua ao longo da vida do homem.
Conclusão:
O aparelho reprodutor masculino ou sistema genital masculino é o sistema responsável pela produção dos gametas masculinos, tal como a maturação e introdução destes no aparelho reprodutor feminino. Como processos fisiológicos relacionadas a essas funções, há a produção de hormônios e do sêmen.