No último dia 9 de março (sábado), o Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or, promoveu o III Simpósio de Fertilidade, com o tema “A influência da idade no desfecho reprodutivo: da fertilidade à gravidez”, no Hotel Windsor Barra. Veja como foi!
Preocupados com o aumento de mulheres que buscam a primeira gravidez após os 35 anos, idade em que a fertilidade começa a cair significativamente, os diretores-médicos do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or, Dra. Maria Cecília Erthal e Dr. Paulo Gallo, convidaram para a mesa de debate profissionais renomados. Participaram, além dos diretores, o ginecologista e obstetra Gilson Ramirez, especialista em gestação de alto risco e o urologista e especialista em Andrologia André Cavalcanti.
Neste terceiro encontro médico, que reuniu cerca de 100 ginecologistas, especialistas em reprodução assistida, urologistas e estudantes de medicina, os especialistas discutiram as mudanças sociais que influenciaram o comportamento das mulheres nas últimas décadas, as opções que a medicina dispõe para ajudar casais em busca da primeira gestação em idade avançada, os riscos de uma gestação tardia à saúde da mulher e do bebê e como a idade do homem também pode influenciar as taxas de gravidez.