Logotipo Vida Fértil 5
modern senior woman with hand on her face
vida_icon

Menopausa e Gravidez

Menopausa

A chamada menopausa tem início após o encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios da mulher, marcando o fim do período reprodutivo feminino. O processo geralmente começa a ocorrer entre os 45 e 50 anos, podendo haver exceções.

Algumas mulheres podem apresentar menopausa precoce, que é causada pelo envelhecimento dos ovários antes do tempo considerado normal. O processo é considerado prematuro quando ocorre em mulheres com menos de 40 anos.

Mesmo que a menopausa seja um processo comum no corpo feminino, as mulheres ainda têm muitas dúvidas. Muitas mulheres não entendem o que pode mudar em seus corpos nesse período e nem as diferenças entre a menopausa e o climatério.

 

Sintomas da Menopausa

No início da menopausa se inicia a diminuição na produção dos hormônios responsáveis pelos ciclos menstruais e pela fertilidade da mulher, e a intensidade que os sintomas aparecem varia de acordo com cada organismo.

  1. Menstruação irregular
  2. Ausência de menstruação por 12 meses seguidos
  3. Ondas de calor que começam de repente e sem causa aparente
  4. Suores noturnos intensos que podem interromper o sono
  5. Cansaço frequente
  6. Alterações de humor como irritabilidade, ansiedade ou tristeza
  7. Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono
  8. Secura vaginal
  9. Queda de cabelos
  10. Diminuição da libido

 

É possível engravidar na menopausa?

 

Podemos classificar como menopausa quando a mulher passa 12 meses sem menstruar, geralmente o processo começa a ocorrer quando elas atingem entre os 48 e 51 anos de idade, marcando o fim do seu período reprodutivo. Quando a mulher entra na menopausa, não é possível mais engravidar naturalmente, porém, durante o chamado climatério, ainda é possível que a gestação ocorra de forma natural.

 

Quero engravidar, mas estou na menopausa, e agora?

Todas as mulheres nascem com uma reserva ovariana contendo em torno de 500.000 e 1.000.000 óvulos. A reserva vai diminuindo e perdendo a qualidade com o passar dos anos. Na maioria dos casos, a diminuição e o envelhecimento da reserva ovariana começa afetar a capacidade de gestação natural a partir dos 35 anos.

Para as mulheres que desejam engravidar e já estão na menopausa, ou já possuem uma reserva ovariana muita baixa, existe a opção de fazer um tratamento de fertilização in vitro com óvulos doados.

Com o crescente número de pacientes que necessitam de doação de óvulos, o Vida – Centro de Fertilidade vem buscando alternativas para atender da melhor forma a essa demanda. Cada vez mais as mulheres estão deixando para engravidar mais tarde, muitas vezes já com sua reserva de óvulos comprometida não só em número, mas também em sua qualidade. Para tanto, a fertilização com óvulos doados é uma opção com excelentes chances de gravidez.

Para saber mais, entre em contato conosco através do e-mail atendimento@vidafertil.com.br.

 

 

Compartilhe este artigo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso conteúdo.