Como todos já sabem, não se deve tomar nenhum remédio sem consulta e prescrição médicas. Qualquer medicação pode ter efeitos colaterais e pode não só não trazer qualquer benefício como também prejudicar o paciente. O citrato de clomifeno (CLOMID e INDUX) é um excelente exemplo disso. Seu uso indiscriminado motivado muitas vezes por informações obtidas na internet – que divulgam a substância como uma “ajudinha” para os casais que estão tentando engravidar sem sucesso, pode ter um desfecho desastroso.
Os principais riscos da automedicação com citrato de clomifeno:
Overdose: A overdose de clomifeno pode causar efeitos colaterais graves, incluindo náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça, alterações na visão e convulsões.
Gravidez múltipla: O uso inadequado de clomifeno pode aumentar o risco de gravidez múltipla, o que pode aumentar o risco de complicações durante a gravidez e o parto.
Problemas de saúde: A automedicação com clomifeno pode mascarar problemas de saúde subjacentes que podem afetar a capacidade da mulher de conceber e podem exigir tratamento médico adicional.
Efeitos colaterais: O uso inadequado de clomifeno pode aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo dor abdominal, náusea, vômito, dor de cabeça, tontura, alterações de humor e ondas de calor.
Por isso, se você tem até 35 anos está tentando engravidar há mais de um ano, ou se tem acima de 35 e está tentando há mais de seis meses sem sucesso, procure a opinião de um especialista. Dessa forma, além de não perder tempo, você não vai se expor a riscos desnecessários.
Entenda mais sobre os riscos da automedicação independente do produto utilizado, confira!