Logotipo Vida Fértil 5
vida_icon

Com quantos anos você vai entrar na menopausa? Pergunte à sua mãe!

mulher

Recentemente, a pesquisadora Nanette Santoro, diretora da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade da Escola de Medicina da Universidade do Colorado-Denver e membro da diretoria da Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva, chegou a uma conclusão que ajuda a responder um dos questionamentos mais antigos e pertinentes das mulheres: quando vou entrar na menopausa?

Segundo a análise, publicada pelo portal O Globo e reproduzida abaixo, o fator mais importante para se determinar a data é a idade em que a mãe entrou na menopausa e como aliados na estimativa estão a análise de dados como fumo, sessões de quimioterapia, a realização de cirurgias nos ovários e a etnia da mulher.

Com quantos anos você vai entrar na menopausa? Pergunte à sua mãe!

LONDRES – Posso fazer reposição hormonal? E os efeitos colaterais? Melhor optar por suplementos de soja? Basta mencionar a palavra menopausa que todas estas dúvidas aparecem. A questão mais importante de todas, no entanto, que pode determinar a sua entrada nesta fase é: quando sua mãe entrou na menopausa?

– A menopausa está ligada à genética e é provável que a filha entre nesta fase na mesma idade que a mãe entrou – disse ao site WebMD Nanette Santoro, diretora da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade da Escola de Medicina da Universidade do Colorado-Denver e membro da diretoria da Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva.

Esta conta nem sempre é verdadeira, já que cada mulher é um caso diferente, mas em média, além da genética há outros quatro fatores que podem influenciar esta mudança:

1. Cigarro: por causar danos aos ovários, pode antecipar em dois anos a entrada na menopausa.

2. Quimioterapia: também tóxica aos ovários, faz com que algumas mulheres entrem temporariamente na menopausa durante o tratamento. Se o ciclo menstrual se normalizar depois disso, a menopausa pode ser atrasada em um ano ou dois.

3. Cirurgia de ovário: quanto mais cirurgias, mais danos aos tecidos, segundo Marcelle Cedars, da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva da Universidade da Califórnia. Se houver diagnóstico de endometriose, por exemplo, a recomendação é tentar a supressão hormonal, por exemplo, para evitar muitas cirurgias.

4. Etnia: mulheres hispânicas e negras entram na menopausa um pouco mais cedo, segundo Santoro. Já chinesas e japonesas entram na fase um pouco mais tarde que as caucasianas, que chegam lá por volta dos 51 anos, em média.

Confira a matéria na íntegra também acessando o portal do jornal O Globo.

Compartilhe este artigo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso conteúdo.