Diabetes e infertilidade: Qual a influência?
A Diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento do nível de glicose no sangue. No corpo humano, o hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose que entra nas células é a insulina. Na diabetes tipo 1, esse hormônio apresenta deficiência na sua produção, anticorpos que destroem as células do pâncreas, responsáveis pela produção da insulina, são fabricados. Na diabetes tipo 2, o nosso próprio organismo apresenta uma resistência à atuação da insulina, geralmente este tipo está associado a obesidade, podendo causar deficiência hormonal na mulher, assim como ciclo menstrual irregular e infertilidade.
Ter a doença não significa necessariamente ter problemas de fertilidade, mas pode causar dificuldades na hora de conceber.
Se não controlada , a diabetes pode comprometer a fertilidade, provocar má formação fetal e até mesmo abortos.
A Diabetes e a Fertilidade Feminina
Quanto menor a ação da insulina no organismo da mulher, maior será a produção de hormônios masculinos, o que pode acarretar problemas na ovulação, tornando-as irregulares, em alguns casos a mulher pode até parar de ovular.
A diabetes não controlada pode causar má formação fetal, principalmente nas primeiras semanas de gestação, além de aumentar a chance de aborto, hemorragias e partos prematuros.
A Diabetes e a Fertilidade Masculina
Os homens também podem ter seu sistema reprodutivo afetado quando apresentam quadros de diabetes, eles estão sujeitos a alterações que comprometem sua capacidade reprodutiva.
Além de uma redução significativa na quantidade de sêmem, espermatozoides de homens com podem apresentar anomalias em sua estrutura
A Diabetes tipo 2, pode causar uma disfunção na ejaculação. Ejaculação retrógrada, é quando ao ejacular, o sêmem ao invés de sair pela uretra, é lançado para bexiga. Dessa forma não há espermatozoides ejaculados para fecundar o óvulo. Essa condição é irreversível na maioria dos casos e a única forma de alcançar uma gestação é através da Fertilização in vitro.
O ideal é que quem possui a doença faça o acompanhamento com um médico especialista. A Diabetes bem controlada permite que os pacientes levem uma vida normal, e não apresentem dificuldades quando desejarem aumentar a família.