O andrologista do Centro de Fertilidade da Rede D’Or, Dr. André Cavalcanti, falou ao portal Abril.com sobre as principais causas de infertilidade nos homens e por que muitos deles desconhecem esses perigos. Confira:
Mais de um terço dos homens inférteis desconhece causa da doença
Embora estudos apontem fatores ambientais como agentes, tais como poluição e dieta alimentar, médicos ainda não conseguem estabelecer o motivo de 35% dos casos
por Rafael Kato
A infertilidade masculina, problema que atinge 15% dos homens em todo o mundo, pode ser mais complicada do que a simples falta de espermatozóides. Embora haja causas claras e clássicas, como infecções, mais de um terço não sabe o motivo da doença. “Em até 35% dos casos da infertilidade masculina a gente não consegue identificar uma causa específica”, afirma André Guilherme Cavalcanti, andrologista do Centro de Fertilidade da Rede D’Or, do Rio de Janeiro.
O problema costuma surgir apenas após o casamento, quando o casal quer engravidar e não consegue. A infertilidade ocorre quando, após um ano de tentativas, a gravidez não acontece. Pelo machismo, as mulheres são as primeiras culpadas do insucesso. No entanto, o médico deixa claro que em 42% dos casos há fatores masculinos envolvidos. “O que a gente observa é que é cada vez mais frequente homens entrarem no consultório com alterações severas na fertilidade”, afirma Cavalcanti.
A questão é que parte significativa desses homens não conseguirá se tratar de forma eficiente. “Existem alguns estudos que apontam como possibilidade alguns fatores ambientais envolvidos, como poluição e qualidade da alimentação, mas isso não está completamente estabelecido”, explica o andrologista.
Algumas pesquisas apontam alimentos com agrotóxico e uso de drogas como fatores da infertilidade. Do mesmo modo, a poluição também pode aparecer como causa. Levantamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP entrevistou 748 trabalhadores que absorviam com frequência o ar de grandes vias públicas. O resultado foi o expressivo número de 500 homens com alterações nos níveis de fertilidade.
Varicole, doença caracterizada pela dilatação anormal de veias dos testículos, e infecções como clamídia e gonorréia representam, por outro lado, causas clássicas da infertilidade. Embora tenham tratamento fácil e conhecido, continuam a ser causas por um único motivo: a birra do homem em ir ao médico.
“Os homens relutam um pouco em procurar o médico, pois isso pode levar a um questionamento da própria masculinidade. Ele não quer ser taxado como o homem que não pode ter filhos”, acredita Cavalcanti.
Um em cada oito casais brasileiros, segundo dados da OMS, não consegue a desejada gravidez. Além das causas descritas acima, há outra possível e mais simples de ser resolvida, por mais turrão que seja o homem. O uso de notebook sobre o colo causa aquecimento dos testículos e piora a qualidade do sêmen, afirma o médico. É só apertar um botão e a masculinidade não será questionada.