Nova técnica de fertilização pode evitar transmissão de doenças hereditárias

Nova técnica de fertilização pode evitar transmissão de doenças hereditárias


Cientistas tiraram o núcleo de um óvulo fecundado e colocaram em outro. Com isso, alguns problemas da célula da mãe são evitados.

Do G1, com informações do Jornal Nacional

videojn

Clique na imagem para ver o vídeo

Uma técnica de fertilização desenvolvida na Inglaterra poderá evitar a transmissão de certas doenças hereditárias da mãe para os filhos. A chave da novidade está nas mitocôndrias, que são elementos responsáveis por fornecer energia para as células.

Quando as mitocôndrias apresentam determinados defeitos, podem causar doenças cardíacas, musculares e até cegueira. Essas pequenas partes da célula são herdadas da mãe.

Os cientistas da universidade britânica de Newcastle pegaram um óvulo recém-fecundado cuja dona tinha mitocôndrias defeituosas.

Eles retiraram o núcleo desse óvulo e puseram dentro de outro – doado por uma mulher que tem mitocôndrias saudáveis. Assim, depois dessa operação, o embrião se desenvolveria sem os riscos oferecidos pelas mitocôndrias defeituosas do óvulo original, mas com as característica genéticas dos pais originais.

Veja diretamente no site G1

Receba Notícias

Receba nossas notícias sobre fertilidade
e saúde reprodutiva.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.