Logotipo Vida Fértil 5
vida_icon

Parto prematuro e saúde bucal: o que você precisa saber?

saude-bucal-da-gestante-3

O cuidado com a higiene bucal é necessário e faz parte do rito diário da higiene pessoal. Mas, você sabia que ao planejar a gravidez esses cuidados devem ser redobrados?

Problemas como a periodontite, em que a gengiva fica gravemente inflamada e pode levar a perda dos dentes, causam fortes dores e sangramentos. Porém, o que mais preocupa é que a doença pode prejudicar a formação do feto e, inclusive, provocar um parto prematuro. Isso acontece porque os microrganismos que habitam a boca passam através da corrente sanguínea para a placenta, e essa inflamação pode induzir o parto prematuro.

Essa foi a conclusão de um estudo no qual pesquisadores avaliaram 320 placentas e confirmaram a origem dos microrganismos que provocaram a antecipação do parto.  Os dados só confirmaram o que os obstetras já sabiam: as gestantes com afecções periodontais têm maior chance de apresentar parto prematuro.

Vale lembrar que o tratamento da periodontite durante a gestação não é 100% eficaz, pois a colonização da placenta ocorre nos estágios iniciais de sua formação. Portanto, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes!

Procure ajuda médica

Se você acha que chegou a hora de aumentar a família e quer que esse momento seja mágico, sem imprevistos ou surpresas desagradáveis, converse com o seu ginecologista e busque orientação. Quanto mais preparada você estiver, melhor será tanto para você quanto para o seu bebê.

Agora sabemos que, além da visita ao ginecologista, a futura mamãe também deve procurar um dentista para que seja feito um check-up bucal, evitando assim a possibilidade de um parto prematuro.

Compartilhe este artigo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso conteúdo.