Técnicas de Baixa Complexidade em Reprodução Humana Assistida

Reprodução Humana Assistida

Técnicas de Baixa Complexidade em Reprodução Humana Assistida

Coito programado

A complexidade em reprodução humana assistida tem por base a aplicação da técnica mais simples em rha. Também conhecido como coito programado ou relação sexual programada, esta técnica consiste no monitoramento da ovulação para que se possa indicar o melhor momento para a relação sexual do casal, que aumentem as chances de gestação.

É importante ressaltar que para obtermos sucesso nesta técnica, necessitamos que as trompas da mulher seja pérvia, o que podemos constatar no exame de histerossalpingografia. Além disso, precisamos que o homem possua um espermograma normal. Outros aspectos como a idade da mulher e outras doenças associadas devem ser avaliadas pelo médico.

O coito programado tem 4 etapas:

1-Ultrassom entre 2 ou 3º dia do ciclo para avaliar folículos antrais, cistos e endométrio. podemos iniciar a estimulação ovariana, por meio de indutores de ovulação, medicamentos administrados de acordo com a necessidade de cada paciente, o que vai resultar no crescimento folicular. Ou pode não ser administrado medicações e acompanhar o ciclo natural da paciente.

2- Monitoramento do crescimento folicular através de ultrassonografias seriadas que ocorrem de 3 em 3 dias, em média. Esta etapa dura em média 9-12 dias.

3- Quando um folículo atinge o tamanho de 18 mm ou no máximo 3 folículos acima de 15 mm, é administrado uma medicação (Hcg) que estimula o rompimento do folículo liberando o óvulo para as trompas. A ovulação ocorre 36h após a aplicação da medicação.

4- É programa a relação sexual do casal após a aplicação da medicação em dias alternados… O testo do bhcg é realizado 14 dias após para saber se a paciente está grávida.

Inseminação intrauterina

Técnica de baixa complexidade que consiste na colocação do sêmen, previamente preparado em laboratório, dentro da cavidade uterina sincronizado com a ovulação. A inseminação é indicada para pacientes que não tiveram sucesso no coito programado, que apresentam alterações leves no espermograma, casais que necessitam fazer uso de sêmen de doador (como casais homoafetivos femininos) ou que possuem alterações ejaculatórias.

Etapas:

1-Ultrassom entre 2 ou 3º dia do ciclo para avaliar folículos antrais, cistos e endométrio. Podemos iniciar a estimulação ovariana, por meio de indutores de ovulação, medicamentos administrados de acordo com a necessidade de cada paciente, o que vai resultar no crescimento folicular. Ou pode não ser administrado medicações e acompanhar o ciclo natural da paciente.

2- Monitoramento do crescimento folicular através de ultrassonografias seriadas que ocorrem de 3 em 3 dias, em média. Esta etapa dura em média 9-12 dias.

3- Quando um folículo atinge o tamanho de 18 mm ou no máximo 3 folículos acima de 15 mm, é administrado uma  medicação (Hcg) que estimula o rompimento do folículo liberando o óvulo para as trompas.

4- A inseminação intrauterina é marcada 12 a 36 h após a aplicação do Hcg. o homem coleta o sêmen através da masturbação, o sêmen é preparo no laboratório.um cateter com o Sêmen é introduzido pelo colo uterino até a cavidade do útero, onde é liberado. o teste do bhcg é realizado 14 dias após para saber se a paciente está grávida.

Receba Notícias

Receba nossas notícias sobre fertilidade
e saúde reprodutiva.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.